login
Sat 16 of Dec, 2017 (15:04 UTC)

[root@madeira.eng.br ~]#

Linux - It is now safe to turn on your computer

atualizar cache imprimir

A morte do SIM card está cada vez mais próxima e o substituto pode ser digital

by Frederico Madeira
Wednesday 22 of July, 2015
Posted to Frederico Madeira's Blog
O SIM card, aquele chip da operadora que você coloca no seu aparelho, morreu. Vida longa ao e-SIM.

A Financial Times trouxe a informação que Samsung e Apple estão prestes a assinar um acordo de um padrão de arquitetura comum para um SIM card eletrônico que pode substituir os SIM físicos por completo. Com ele, será possível trocar de operadora sem a necessidade de mudar de cartão — uma habilidade que “mudaria fundamentalmente a maneira como consumidores assinam contratos com operadoras”, como diz a Financial Times.
.
E isso é bom? Depende. Por um lado, poderá mudar de operadora sem precisar de trocar de SIM card. Por outro, isso significa menos poder para as operadores e mais para os fabricantes.

Oficialmente, SIM significa subscriber identity module - ou módulo de identidade do assinante. Um circuito que armazena um número chamado identidade móvel internacional do assinante que identifica o utilizador por redes, além de outras cruciais informações de segurança.
Os primeiros SIM Card a chegarem ao mercado foram feitos por uma empresa de segurança alemã. Fundada por volta de 1850, a Giesecke & Devrient focava-se originalmente em desenvolver papel-moeda - imprimia o dinheiro para muitos Estados do Império Alemão antes dos anos 1870. A companhia sobreviveu à entrada da era moderna e patenteou um número de sistemas de autenticação de tecnologias modernas, incluindo a fita magnética do cartão de crédito e sistemas de identificação de comunicação sem fio. Também criaram o primeiro SIM card comercial em 1991, vendendo 300 chips a uma empresa de comunicações finlandesa hoje conhecida por Elisa Oyk.

Vide Artigo Completo e outras referências:

http://gizmodo.uol.com.br/a-morte-do-sim-card-esta-cada-vez-mais-proxima-e-o-substituto-pode-ser-digital/
The SIM card is about to die
Apple SIM and the death of the SIM card

Comentários